terça-feira, 7 de junho de 2011

Fazenda Mandaguahy

Fazenda Mandaguahy

A Fazenda Mandaguahy foi aberta em 1858 durante a expansão para o oeste paulista. Passou pelos ciclos da cana, café, agropecuária e hoje oferece programas educativos e recreativos.
No período de 1858 a 1904, foi construída a maioria das edificações preservadas na fazenda. Casa Grande em estilo eclético com predominância do neoclássico e mobiliário antigo, senzala, tulha em estilo barroco ou colonial, lavador de café, casa do administrador, casa dos colonos europeus, mini museu dos ciclos econômicos, mini museu da mão de obra escrava, mini museu do café, cocheiras, jardim, pomar com árvores centenárias, relógio de sol e terraços feitos de pedra oferecem aos alunos de história, educação artística, ciências sociais um panorama do que foi o ciclo do café no Estado de São Paulo, e como ele propiciou o desenvolvimento da indústria, incentivou a imigração européia, modificou as relações de trabalho e sofisticou a arquitetura no Brasil durante os séculos XIX e início do século XX.
No local conversamos com a visitante Cecília Gatto, segue depoimento:
Hoje eu e minha família visitamos a Fazenda Mandaguahy em Jaú/SP. A Fazenda é um pedaço da história do Brasil. A Fazenda viveu a época da escravidão e da imigração. Todos ficam impressionados com tudo o que foi dito e visto. Além da riqueza histórica, há também a riqueza natural. Um lugar único para se visitar. A Fazenda também possui muita coisa antiga guardada, desde aparelhos de telefone a gigantes livros de contabilidade. Tivemos a oportunidade de conhecer a Dona Antonieta, proprietária da fazenda e amiga da escritora do livro “Sinhá Moça” e seu filho, Guilherme, guia turístico da Fazenda.A Fazenda Mandaguahy é um lugar especial para quem quer unir natureza, lazer, história e a culinária do interior.
A Fazenda Mandaguahy oferece as seus visitantes a possibilidade de experimentar algumas das delicias da cozinha tradicional brasileira. Almoços ou jantares são oferecidos para grupos de até 50 pessoas na antiga tulha de café ou para até 30 pessoas na sala de jantar da casa grande. O cardápio é variado e personalizado de acordo com a necessidade e gosto do cliente
As acomodações da Fazenda Mandaguahy são em casas antigas adaptadas para oferecer o conforto moderno e decoradas no melhor estilo rural brasileiro. Há duas modalidades de hospedagem: pensão completa com serviço de camareira ou locação por temporada. São dois os imóveis disponíveis para hospedagem:




EDUCAÇÃO AMBIENTAL:


Objetivo: Compreensão dos ciclos de vida e interatividade homem e meio natural.
O projeto de educação ambiental visa despertar a consciência do cidadão para modos de vidas mais saudáveis e preservação do meio em que vivemos. O enfoque é dado na adequação e uso racional da água e solo, produção sustentável de alimentos e reciclagem de materiais. O programa inclui passeios pelo jardim com plantas nacionais e exóticas, plantação orgânica, mata ciliar e se requisitado, uma oficina de reciclagem de papel e de brinquedos com sucata.


Contato:


Fazenda Mandaguahy (14) 3622 2707 Caixa Postal 63 Jaú - SP CEP 17201-970

Um comentário:

  1. Sou Ednei Teixeira, mestre de capoeira. Amo as antigas historias do tempo da escravidão, é minha vida . Adorei essa fazenda, vou visita-la com certeza. Amo historias verdadeiras ,os negros sofreram muito, daria a vida para eles serem libertos, assim como Jesus nos deu a vida.

    ResponderExcluir